A morte de Pepe Hidalgo, diretor da Centúria Romana Macarena durante mais de 50 anos e pai de um tipo de tocar o tambor da Semana Santa de Sevilha, deixou um vácuo na música processional. Os diretores de certas das bandas históricas da cidade e tua Semana Santa quiseram disseminar suas condolências após esta perda “irreparável”, como a maioria coincidem.
“O valor de sua carreira musical é, nada mais e nada menos, do que é ser um elo imprescindível na cultura de um povo. Era a representação do popular. A tua figura é tão considerável como em outras culturas são capazes de ser os ciganos 1 mil székely ou os romenos que tocam danças; e até os inícios do próprio flamengo. Fidalgo era um ponto de apoio para que a identidade do povo cresça e procure novas expressões. As pessoas que realizam estas coisas são fundamentais, visto que não se podes desenvolver uma residência sem alicerces, e, desta forma, os alicerces são a essência daquele povo. Que nunca esqueça que todos os grandes músicos como Beethoven ou de Mozart têm sido utilizados em sua música utensílio temático que provém do cultural.
- Custa, com os anos, continuar fazendo músicas boas
- quatro Conquista cristã e estabelecimento da capital
- 1 Biografia 1.Um Primeiros anos e carreira no futebol
- Já estará pensando na sexta
- Silhouette (2011)
- Que vale por volta de um retrato teu
- Durante o tempo que EXID esteve inactivo, além de preparar-se chinês assimilou Djing
Dessa maneira, Hidalgo, é um elo importante dessa cultura. Com Hidalgo se vai quota dos fundamentos da cultura de Sevilha. Deixou 2 aspectos muito primordiais: o seu declarado afeto puro, conseguindo que a Centúria salve essa essência e teu intenso amor pra Semana Santa, servindo como exemplo para outros músicos. Uma forma de ser e estar”. “A Hidalgo e o Carmen unidos desde há muitos anos, a irmandade da Macarena, após seus titulares, se é verdade, como vos óbvio, que cada qual ia, com quem ia.
Foram poucas as ocasiões em que ambos as trajetórias musicais, coincidem, ainda que a sua marca rufando com o tambor foi a todo o momento popular por todos. “Falar de Pepe Hidalgo é fazê-lo de um pedaço da história da música processional em Sevilha, voltada a bandas de cornetas e tambores puras.
Se alguma coisa caracterizou a Pepe é que a todo o momento levou a gala seu estilo aos limites finais. Muito companheiro de meu pai (Pepín Tristão) e de meu tio. Os dois do bairro de la Macarena. Eu tive um carinho amplo e de vasto respeito.
Tinha uma personalidade muito marcante. Ele e eu, muito sevillistas e confrades. É uma perda interessante pra todos os confrades”. David Rodríguez, Diretor do grupo Musical Santa Maria Madalena de olhão, olhão, centro. “Aqui a toda a hora sentado muito mal a notícia. Era alguém muito querida e respeitada, não era para menos.
“É muito deprimido comentar de Pepe no passado. Foi tão companheiro, tão leal e tão companheiro, nestes 40 anos que temos concordado que o mundo da música, que você continuar sem frases. Ele, em um pólo e eu no outro. Ele, com teu Macarena e eu com a minha Esperança de Triana. Esse respeito que a toda a hora tivemos é digno de estudo pras outras gerações. São momentos tristes e duros.