“A síndrome do ninho vazio faz divisão de mais um ciclo da expansão do período das famílias. É nesse tempo que os filhos vão saindo da casa da família ou ninho pra dar início tua vida de modo independente. Com a saída do último filho, os pais tornam-se de novo no casal após tantos anos dedicados à educação e cuidado de os descendentes”, explica Paula Reneses, psiquiatra e terapeuta de família do Grupo Doutor Oliveros.
Como esta saída nos dias de hoje é mais tardia, a liberdade coincide com novas transformações na existência dos pais. Entre eles estão a reforma, as mudanças hormonais da menopausa, as doenças ou mortes dos avós.
Em suma, é um período da vida familiar e pessoal com foco em exceder as separações afetivas. “Não se trata de uma doença, todavia é um possível defeito social para várias famílias. Precisa enxergar com cerca de sentimentos de desconforto e uma certa instabilidade vital quando os filhos afastaram-se de forma infinito na moradia de família”, confirma Jorge Barraca, doutor em Psicologia e professor da Universidade Camilo José Cela de Madrid.
Os sintomas são aproximados aos observados em cada procedimento de separação ou perda afetiva. “As pessoas têm sentimentos de preocupação, solidão e vago interior, e assim como são capazes de qualificá-lo de tédio, ou a comoção de não ter nada que fazer. Se revivem as lembranças do passado com saudade, acreditando que nunca vão retornar a ser tão felizes. O choro institui-se com mais periodicidade. Se dorme mal”, enumera Reneses. Constatar-se bem faz parcela de uma mudança ou de crise, a toda a hora e no momento em que forem tomadas medidas que visem a passar estas emoções. É mais, se não se enfrenta a mudança, podes resultar em sintomas mais intensos, como quadros depressivos ou de ansiedade. O que é mais comum em mães ou pais?
- Serviço Brasileiro de Suporte às Micro e Pequenas Corporações – SEBRAE
- finlândia Finlândia 5.07 (15)
- Universidade de Intercomunicação e Design
- Você poderá emitir ações sem certo a voto, com os direitos econômicos, porém não políticos
Tradicionalmente, o papel da mulher na família a todo o momento esteve ligada ao cuidado dos filhos, sempre que que o papel do homem consistia pela busca do alimento crucial para a família. Neste fundamento, é esperado que a saída dos filhos do ninho afete mais a mulher ou mãe.
Isso continua acontecendo nas famílias com modelos convencionais, em mulheres que não trabalham fora do lar e, em última análise, aquelas que tornam o cuidado de seus filhos em teu intuito de vida. Como afeta a relação de casal a síndrome do ninho vago? Após 20 ou trinta anos dedicados a ser pais, com a saída dos filhos têm que reverter a ser um casal. Se essas duas funções estiveram equilibradas ao longo do momento familiar, as mudanças desta fase serão paulatinamente até conquistar uma boa adaptação. “Esta época é um reencontro: voltar a observar, ouvir, perceber e ser. As transformações se necessitam orientar para a pesquisa de outras metas pra esta conexão”, diz a terapeuta de família do Grupo Doutor Oliveros.