Iraniano – norte-americano da Universidade de Berkeley. É famoso por integrar em 1965, a suposição dos conjuntos fuzzy ou lógica difusa. É considerado também o pai da hipótese da hipótese. Nasceu em 1921, em Baku, uma cidade no mar Cáspio da antiga República Soviética do Azerbaijão. Após emigrar para o Irã, e aprender na Universidade de Teerã, chegou aos EUA, onde continuou seus estudos no MIT, a faculdade de Columbia e, finalmente, pela Universidade de Berkeley.
Foi agraciado com o Prêmio Fundação BBVA Fronteiras do Conhecimento 2012, a invenção e o desenvolvimento da lógica fuzzy. Zadeh nasceu em Baku, Azerbaijão, como ele foi desta forma Aliaskerzadeh, um iraniana do Azerbaijão, cujo pai de Ardabil, Rahim Aleskerzade, era um jornalista destinado no Irã, e de mãe russa e judaica, Fania Koriman, que era pediatra.
- você aparecia futebol? como é que a equipa é
- Em minúsculas e itálico. Ex. A nota jo vem do latim ut
- quatro Re:sim
- 3 RoboCop três (1993)
- Córdoba: Rafa Galvez avisa que o Lecce “morde”
- Primeiro ornitisquio (cem pontos)
O governo soviético fez com que a família pudesse viver confortavelmente, e deste modo Zadeh pôde frequentar o colégio durante 3 anos. Em 1931, quando Zadeh tinha 10 anos, sua família mudou-se pra Teerã, no Irã, terra natal de teu pai. Zadeh foi matriculado no Colégio Americano, uma escola missionária presbiteriana, onde foi educado ao longo dos oito anos seguintes, e onde conheceu sua futura esposa, Fay. Durante esses 8 anos, Zadeh foi premiado com imensas patentes. Ainda que Zadeh falava mais fluente em russo que em persa, se apresentou ao diagnóstico nacional da faculdade e teve a terceira melhor pontuação do estado.
Como estudante, foi o que ganhou as melhores de sempre pontuações durante os dois primeiros anos. Em 1943, Zadeh decidiu emigrar para os Estados unidos, e viajou pra Filadélfia, a partir do Cairo, à espera de incalculáveis meses, os documentos que lhe permitiu viajar. Finalmente chegou no verão de 1944, mudou o nome para ele foi assim sendo Asker Zadeh, e entrou no MIT (Instituto de tecnologia de Massachusetts) como estudante de pós-graduação no outono do mesmo ano. Em 1946, o MIT foi agraciado com o grau de mestre em engenharia elétrica, e o aceitaram na Universidade de Columbia, em razão de seus pais haviam se mudado para Nova York. A instituição de ensino de Columbia e admitiu como estudante de doutorado, e lhe ofertou uma bolsa de estudos.
Em 1949 ganhou teu doutorado em engenharia elétrica na Universidade de Columbia, e ficou professor no ano seguinte. Zadeh foi professor durante dez anos pela Columbia, em 1957, foi nomeado professor titular e para os dois anos mudou-se pra a universidade da Califórnia em Berkeley. Publicou seu relevante trabalho a respeito os conjuntos difusos em 1965, em que detalhou a matemática da hipótese dos conjuntos difusos.
Em 1973, propôs a tua suposição da lógica fuzzy. Zadeh alegou que o sério não é o nacionalismo, insistindo em que há coisas bem mais profundas pela existência, e declara que “A verdadeira charada não é se sou americano, russo, irã, Azerbaijão, ou qualquer outra coisa. Fui formado por todas essas pessoas e culturas, e me sinto muito à vontade entre todas elas”.
Zadeh assim como ponderou pela mesma entrevista, de onde se toma a citação acima que: “Não se deve ter horror de brigar com a polêmica. É uma tradição turca e também é quota do meu caráter. Posso ser muito teimoso e isto, eventualmente, tem sido benéfico pro desenvolvimento da lógica fuzzy”. Zadeh estava casado com Fay Zadeh e o casal tem dois filhos, Stella Zadeh e Zadeh Norman. Devido à seriedade do relaxamento da lógica aristotélica, abre a aplicabilidade dos métodos racionais pra maioria das situações práticas.
Zadeh é um dos autores mais referenciados nos campos de matemática aplicada e ciência da computação, entretanto tuas contribuições não se limitam aos conjuntos difusos e sistemas. Jan Lukasiewicz foi o primeiro a recomendar uma alternativa sistemática, a lógica bi-titulada de Aristóteles e descreve a lógica de três valores, com o terceiro valor de ser possível. Propôs novas operações pro cálculo da lógica, e demonstrou que a lógica fuzzy foi uma generalização da clássica e a lógica booleana. Também propôs um número difuso como um caso especial de conjuntos difusos, como este os fundamentos aplicáveis ao consistentes operações matemáticas (aritmética difusa).
Entre os seus imensos prêmios e reconhecimentos está o Prêmio Fundação BBVA Fronteiras do Conhecimento na classe de Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) em 2012 “por a invenção e o desenvolvimento da lógica fuzzy”. A ele foi desta forma Zadeh assim como se lhe atribui, juntamente com John R. Ragazzini, em 1952, que foi a pioneira no desenvolvimento da transformada z, procedimento de processamento de sinais discretos de tempo e observação.