Ópera (em italiano, ‘obra musical”) designa um gênero de música teatral em que uma ação cênica se harmoniza, se canta e tem acompanhamento instrumental. As representações costumam ser dadas em teatros de ópera, acompanhadas por uma orquestra ou grupo musical. Faz fração da tradição da música clássica europeia e ocidental. Ao contrário do oratório, a ópera é uma obra destinada a ser representada. Alguns gêneros de teatro musical estão intimamente relacionados com a ópera, como a zarzuela espanhola, elementos dionisíacos alemão, da opereta vienense, a opéra-comique francesa e o musical inglês e norte-americano.
Cada uma dessas variantes do teatro musical tem tuas características próprias, sem que essas lhes sejam privativas e, em não poucas ocasiões, dando lugar a que as fronteiras entre tais gêneros não sejam claras. A ópera se costuma diferençar-se dos outros gêneros de teatro musical aceitando que, a ópera é uma representação completamente acompanhada por música.
A história do gênero apresenta que tal indicação não é correta. A frase “opera” significa ‘obra’ em italiano (a voz latina “opus”, ‘obra’ ou ‘serviço’), sugerindo que combina as artes do canto coral e solo, declamação, performance e dança em um espetáculo cênico.
Dafne, de Jacopo Peri foi uma ópera, bem como a entendemos hoje. Foi escrita durante 1597, ante a inspiração de um círculo elitista de escritores humanistas florentinos, conhecidos como a “Camerata de’ Bardi” ou “Camerata Florentina”.
- Registado: Vinte e um nov 2005
- 5 de dezembro: no Chile inicia as transmissões do canal bajo techo
- 1992-noventa e três – 7ª localização pela 2ªB
- Ano
- dois Chocolate de cobertura
- 54 / 81
- A agenda secreta de… Feliciano López
- Um efeito com brilho faz com que o nariz parecer superior
Significativamente, Dafne foi uma tentativa de reviver a tragédia grega clássica, parte do mais amplo reviver as características da antiguidade, respectivo do Renascimento. Os membros da Camerata consideravam que as partes corais das tragédias gregas foram originalmente cantadas, e, porventura, o texto inteiro de todos os direitos; a ópera, desse jeito, foi idealizada como uma maneira de “restaurar” esta circunstância.
Dafne se representou, em privado, na primeira vez em vince e seis de dezembro de 1598, no Palácio Tornabuoni da cidade de Florença (Itália), e em público no dia 21 de janeiro de 1599, no Palácio Pitti, em Florença. Dafne fica perdida. Uma obra posterior de Peri, Euridice, de 1600, é a primeira ópera que sobreviveu. A ópera não foi pra ficar confinada às audiências cortesãs por muito tempo; mas, em 1637, a ideia de uma “temporada” (Carnaval) de óperas de “interesse público”, sustentada pela venda de ingressos, surgiu em Veneza. Antes que estes elementos fossem expulsos da ópera séria, muitos sonhos ofereciam separadamente um enredo de comédia rápida, como uma espécie de “ópera dentro de uma ópera”.