LOADING...
[Protagonistas Goya 2019]: Manuel Martín Bacia, Diretor De 'Canibal' 1

[Protagonistas Goya 2019]: Manuel Martín Bacia, Diretor De ‘Canibal’

Manuel Martín Bacia dirigindo-Antonio de la Torre (foto Marinho Scandurra). Não apenas foi nomeado para Melhor Filme e Melhor Direção. Canibal está baseado em um romance de um autor cubano. Sim. Não está publicada em Portugal. Falamos com uma editora para que a reediten depois que saia o filme. Humberto Arenal, o autor, ele escreveu alguns dos fundamentos de Tomás Gutiérrez Alea, foi um intelectual muito primordial nos anos 60 em Cuba. Nos anos setenta e 80 foi defenestrado, apesar de na última data de sua vida, que lhe deu o Prêmio Nacional de Literatura. Eu conheci o Humberto e a sua obra por ele.

Foi Alexandre, o que me ensinou a novela. Compramos os direitos quando estávamos fazendo A metade de Oscar e nos inspiramos livremente nela. O romance não é o pretexto do vídeo. Há semelhanças importantes do personagem, no entanto o que é a trama é diferente.

você Diz que o filme surge desta obra, todavia assim como de metade de Oscar, teu vídeo anterior. Os 2 projetos surgiram de modo paralela. São dois videos muito conectadas. A mim me parece que o Canibal é A metade de Oscar ao inverso. Você poderá ser. Há assim como uma viagem de volta à minha terra.

  • Aldia, Estudioso do Primeiro Pecado
  • 5 Will Wright: Vaguard Award 2007
  • 4 Estágio quatro (Alabama → Mississippi → Luisiana)
  • 5 Com A Garganta
  • 2004 Teen Choice award como melhor ator em série de televisão – Comédia Ashton Kutcher
  • Um velho, teoricamente proveniente da Nação do Fogo

Em Almeria nasci, contudo em Granada vivi nove anos. Há um retrato de uma geografia emocional que está no vídeo e que de algum jeito se transmite. Portanto decidiu rolar por lá? Foi uma das razões. Granada lhe oferecia qualquer coisa pro vídeo de modo inconsciente. Mas assim como queríamos filmar em uma cidade de província, com as suas raízes, o teu tempo… Poderia ter sido Palencia ou Lyon, entretanto ao unificar a minha ligação com Granada, optamos por esta última. Como foi custoso escrever o roteiro?

Tremendamente trabalhoso. Imagine como se faz uma história de carinho com um canibal. Como elaborar isso. Alexandre e eu concordamos que é o risco que mais nos custou. Dois anos de serviço. Sabíamos que havia algo que era muito robusto, no entanto tinha que dar-lhe maneira para que fosse credível e forte.

É um vídeo que tem vindo a ser depurado em cada versão do roteiro. Um filme que cada vez tinha menos diálogo e mais pôr em cena e ação. Na filmagem, estava com menos diálogo, no roteiro e pela montagem, ainda menos. Rolando e montagem, tinha a comoção de que quando funcionava era no momento em que não se falava.

Isso só poderá suceder quando os atores estão bem. Se 2 atores podem sem falar, só lendo para si mesma, usufruir da cena e expressar tudo isso, você não necessita colocar as linhas de diálogo. Isso é uma coisa que assim como se poderia narrar de tua filmografia, que foi se depurando cada vez mais.

Tags Tags: