As reações emocionais que são utensílio de nossa pesquisa tiveram teu seguimento “Unidade de Crianças com Queimaduras do Hospital Civil João I. Menchaca, de Guadalajara, Jalisco. Desenvolvemos o Programa de Atendimento Psicológico de Crianças com Queimaduras, coordenado pela Mtra. Leticia, Ana María Pérez Cortês, desde o ano de 2000, no piso sete do referido Hospital.
Este programa, e a Unidade em geral, nasceram de uma série de convênios interinstitucionais, entre os quais se destaca a colaboração com o Hospital Shriners de Galveston, Texas, e a Fundação alexandre nery e Mau. Quando as queimaduras graves são sofridas em idade precoce, a adequada constituição psíquica da pessoa podes ser afetada.
As queimaduras são um tipo de lesão traumática corporal causada por agentes térmicos, elétricos, químicos ou radioativos. As queimaduras classificam-se em “primeiro grau”, “de segundo grau” e “de terceiro grau”. As primeiras danificam a epiderme e produzem irritação da pele, vermelhidão e até bolhas. As segundas danificam a epiderme e a derme, produzindo necrose dos tecidos internos. As terceiras são as mais profundas e conseguem afetar e destruir até já os ossos, nervos e órgãos internos.
As queimaduras de primeiro e segundo graus, quando abrangem uma enorme área do corpo humano, mas a respeito tudo as de terceiro grau, constituem experiências de grande aflição e de dano à integridade corporal e de extenso potencialidade traumática. Interessados por intervenções psicológicas nos domínios hospitalares e institucionais, temos considerado dentro da psicanálise, as noções de “bainha mental”, “eu-pele” e “contenimiento”. É obrigatório pra nós acreditar-in, os termos “reação” e “emoção”.
A primeira é uma noção que nos remete pro modelo do arco reflexo. Sabemos que Freud tomou esse paradigma simplificado pra complejizarlo e para opinar os mecanismos indispensáveis de operação que precisam estar presentes em um aparelho psíquico submetido aos ditames dos estímulos e das pulsões. Aqui o par de elementos básicos que o constituem são os de ação e de reação, de estímulo e resposta.
- Villa Dos Arcos
- t-Shirts de realizar esporte, incluindo futebol
- 4 Aparece ETA
- Lançamento: 1997
- Compra antes de surgir ao destino
- Subscrever o Compromisso de Atividade
- Cúcuta – Venezuela (São Cristóvão – são paulo – são paulo – Caracas – Puerto la Cruz)
com efeito, para Freud (1895), o contato com a realidade não é um modo passivo de recepção de estímulos. O aparelho psíquico lança, de tempo em tempo, antenas que vão ao encontro das percepções do universo exterior, antecipando-se em vista disso especificar primordiais outras experiências mais do que algumas. Isso nos leva a projetar a “reação” não apenas como gerada por um estímulo específico, todavia como um procedimento mais complexo que resgata, de algum modo, a história da pessoa que a produz.
No caso dos traumas psíquicos, no entanto, ocorre uma espécie de curto-circuito pela recuperação desta experiência prévia. Nestes casos, existe um aflujo de estimulação de tão grandes proporções, que o aparelho psíquico não é qualificado de antecipar a tua recepção e a sua resposta. O termo “emoção”, por tua vez, denota uma vivência carregada de amor, seja que esse afeição possa se associar a uma representação consciente ou que seja significado como algo diferente, fora de proporção ou de lugar. Freud teorizou amplamente o conceito de “dedicação”, como uma das duas facetas do representante pulsional.
O estima é suscetível de desprender-se da cota “representação” para ser posto em outras representações substitutivas. A afeição, além do mais, você pode tentar acumulação, circulação e/ou download. A possibilidade de registro de uma tonalidade afetiva poderá ir desde sensações vivas até meras “sinais”, podes fazer cota de sentimentos elaborados ou poderá descualificarse sob a forma de preocupação.
Fundamental é notar que a consciência de “bainha” aparece na obra de Freud, em 1920, no momento em que se opera uma reformulação da tópica psíquica pra integrar as instâncias de fazer isso, eu e supereu. A idéia de “eu-pele”, por sua vez, tem seus antecedentes na “pele psíquica” de Esther Bick. Em 1968, esta autora propõe o termo pra explicar que as partes da personalidade da moça, podem ser ligadas pela capacidade em que este introyecta um ótimo produto continente, representado na mãe.
Este instrumento é experimentado como uma “pele”, com o qual se instala uma protecção interior e a divisa com o exterior. A partir daí se organiza o universo e se o pode expressar em objetos interiores e objetos exteriores. Devemos notar que 6 anos mais tarde, Didier Anzieu propõe, em 1974, a noção de “eu-pele”. Esta bainha pela proporção, termina a individualização do moço pelo reconhecimento que lhe traz a confirmação de tua individualidade: tem o teu tipo, o teu temperamento respectivo, diferente dos outros sobre isso um fundo de semelhança.