Tática e técnica, é o que tem um animal de estimação, e não o futebol e os jogadores. Tática, para deslocar-se pelo campo, sem perturbar a 20.000 pessoas e técnica pra andar e correr sem despencar. Ser animal de estimação é muito complicado.
Não sei como não há um mestrado a respeito. É a que mais horas trabalhando em um jogo. Groguet chega primeiro ao campo -duas horas e meia antes. O estádio fica em silêncio, no entanto você se sente interessante: todas as portas se abrem e todos se sonrien.
Chega ao seu guarda-roupa -você tem uma por ti-, e começa a se vestir. A Groguet ajudam Pepe e César. Vestir não é acessível. Primeiro, o macaco azul. Depois, as calças amarelas e t-shirt -como manda o regulamento dentro do slip – depois de preencher os chinelos são para um 43 – com sacos, para, mais tarde, calçar luvas e, por último, a cabeça -convindo o capacete protetor. Groguet neste momento está preparado pra ganhar os protagonistas. Cumprimenta os jogadores locais, visitantes e árbitros -os primeiros a regressar-. Cani -o primeiro a descer do autocarro do Dépor – ao ver a Groguet se dirigiu a ele e lhe falou: “a César, o que ocorreu? Este animal tem diminuído”. Por volta de 30 centímetros, Cani. Eu fui fazendo com os comandos do submarinito.
- Frank Tannenbaum, O negro nas Américas. Escravo e o cidadão, Buenos Aires, Paidos, 1968
- Saco da bicicleta menos do que eu amaria
- Alcaide perpétuo de Real Alcázar de Sevilha[4]
- seis Compositores e obras célebres
- 20 Espaço de nomes pra wikiportales
Todos estavam pendentes, e isto me dava segurança. Uma vez saudados todos, uma volta pelos arredores do estádio era prioritário. Foto aqui, imagem lá, centenas de selfies e todos tocándome o periscópio -isso me desnivelaba-. Me senti Brad Pitt, Cristiano ou Messi.
eu Percebi o quão dificultoso é ser famoso. Após o passeio, retorno pro Madrigal. Há boas vibrações. Os objetivos vão para o gol, pisar em cima da linha de golo e saltam pra conceder ao travessão. Sim, todas as metas medem o mesmo. Groguet está com eles, como mais um, até pensa que Marcelino você podes alinhar. E, dizendo de técnicos, estão apenas no campo 4 minutos para observar o céu, a grama e a bancada, como no momento em que um toureiro apresenta o touro.
Seu rosto é de tensão, e isto que teu serviço acababou e começa o de vocês. O tempo passa muito devagar, e o público começa a entrar. O dever da mascote é doar-lhes as boas-vindas. Você precisa pagar o preço da fama.
45 minutos antes do jogo, os jogadores passam, o guarda-roupa. Se querem a sorte e cada um pra teu lado. Eu com os meus. Não há que deixá-los sozinhos. A agitação do guarda-roupa amarela é pequeno do que o do Dépor. A ausência de 39 minutos, saem do verde para aquecer. Todos abraçam a Groguet. Treze minutos antes do choque, volta ao vestiário.