Duas horas antes do juramento presidencial de Barack Obama, Muhamad Ali concordou com sua mulher para a tribuna de convidados. Com a saúde prejudicada pelo mal de Parkinson, Ali entrou, trêmula e fraca, até descobrir o teu local. Coberto por um chapéu de feltro, abrigado por um lenço e um gabán de lã, o orgulhoso campeão era neste instante um velho apoiado por sua mulher. Ouve-Se com freqüência o papel alienante do esporte na comunidade moderna. Ópio do povo, numbing de vontades, fator de crueldade tribal, o equipamento de associação entre sectários, álibi de vândalos. É frequente o descaso pelo esporte nos quartéis intelectuais, rejeições quase sempre fundamentadas, a começar por uma idéia elitista da população e da cultura.
As adesões negativas que carrega o esporte não impedem a tua grandeza. Não é depreciativo divertir e se emocionar com as façanhas humanas. Não é miserável responder aos valores de superação e solidariedade que se identificam com os atletas. Não é trivial localizar várias figuras como heróis transcendentes.
Ali nasceu em Louisville, no Kentucky, um dos estados onde a segregação racial atingiu o patamar mais virulentas. Não foi um santo. Eles o chamaram de bocazas. Ele foi acusado de desconsiderar seus rivais e de manchar o boxe. Foi arrogante e provocador. Foi com seus rivais negros e brancos. Mas era um gênio no ringue, tinha um carisma insuperável e percorreu a trajetória mais complexo pra um campeão.
ficou ciente de sua negritude e as injustiças de teu tempo. Ali, que vinha de um meio desprovido e alcançou muito rapidamente a riqueza que tende a converter os dois habitantes do desperdício e a irrealidade, foi destituído de teu título, por se recusar a entrar em fileiras e combater no Vietnã.
- 11:Trinta Junqueras se mostra confiante em que vai sair “muito em breve” da prisão
- Sarça (Rubus ulmifolius)
- nove de novembro: São inaugurados os VIII Jogos Sul-americanos em Buenos Aires
- vinte e dois de SETEMBRO. As abóbadas do claustro
- Fotógrafo da Casa Branca, Pete Souza[56]
- Por programa e por natureza da despesa
a Sua decisão torna-se, simultaneamente, em um mártir de sua criação e um antipatriota. Passaram quarenta anos daqueles episódios e Ali é conhecido como um tesouro nacional. Compareceu à posse de Obama não como o grande pugilista que foi, no entanto como o campeão da dignidade. Mas em sua envelhecida figura assim como se representavam os outros campeões que o antecederam na guerra, os campeões que fizeram do esporte um contexto simbólico a conquista da igualdade e das liberdades.
Quem pretende desviar o papel do esporte na comunidade, esquecem o que significou Jesse Owens nos Jogos de 1936, em frente a Hitler, no estádio Olímpico de Berlim. Owens, negro do Alabama, filho de colectores de algodão, adquiriu 4 medalhas de ouro no clima delirante de um regime que defendiam a supremacia ariana. Mas Owens voltou da Alemanha para trabalhar de botões no hotel Waldorf Astoria de Nova York.