LOADING...
Notícias Do Dia 04 De Junho De 2019 1

Notícias Do Dia 04 De Junho De 2019

Veja todos os conteúdos do dia ou fazer o download do PDF de nossa edição impressa. O surto zumbi nos EUA? Qual é a escola portuguesa mais comprometida com o exercício e difusão do software livre? Cancelar o programa de Ramón García, O tribunal concorda com o arquivamento da denúncia contra altos cargos da Junta por inspeções nos EUA.AA.

O tribunal concorda com o arquivamento da denúncia contra altos cargos da Junta por inspeções nos EUA.AA. O tribunal concorda com o arquivamento da denúncia contra altos cargos da Junta por inspeções nos EUA.AA. O tribunal concorda com o arquivamento da denúncia contra altos cargos da Junta por inspeções nos EUA.AA. Pensionistas e Aposentados do CC.OO.

  • 1 Luta de galos
  • Fórum: Opinião da atualidade bética
  • Em francês: Charlemagne e Charles le Grand, derivação do francês antigo Charles le Magne
  • O município de Vilaflor é o que conta com menos população de toda a ilha (1645)
  • 793 competição civil entre pizarro e almagro
  • 2 escolas internacionais
  • um a reorganização até a ditadura militar
  • Teguise e teu mercado, e aos domingos

Em alguns idiomas não há expressão tão exata. Em italiano o viduño se chama “vitigno”. Nos dicionários novas de francês-francês, e não os mais antigos, é dada a palavra “cépage” o motivo de viduño. A frase “viduño” é utilizada só em Portugal, sendo a frase “estirpe” a mais comum nos países de língua espanhola, a qual vem do francês “cépage”.

Há quem pra nomear uma classe de viduño diz “categoria de uva”. Não é exato. Cabernet Sauvignon, Tempranillo, Viura, etc. Vitis vinifera. As uvas se prestam a novas classificações: maduras, verdes, uvas passas, semipasas, etc., mesmo que, naturalmente, também são capazes de ser classificadas em causa do viduño de onde provêm.

A frase grega “ampelos” significa vinha em castelhano. “Ampelología, de acordo com o dicionário da Real Academia Espanhola, significa “especificação das variedades de videira e discernimento dos modos de cultivá-las”. Não acolhe a voz “ampelografía”. Segundo Alexis Lichine ampelografía tem 2 significados: “1. Estudo descritivo, identificação e classificação das vinhas.

2. Livro ou documento que descreve as características estruturais das videiras. A voz ampelografía foi usada na primeira vez em 1661 por F. J. Sachs. Ampelografía é um nome mal posto. A este respeito, há que ter em conta que, antes que “enologia” se usou a frase “enografía”, que já foi abandonado.

Não se fala de “filolografía” como qualquer coisa desigual de “filologia”; ou musicografía, no entanto de musicologia, etc. Parece que necessita ser dito “ampelología”, e não faz significado discernir entre “ampelología” e “ampelografía”. Os dicionários prontamente não recolhem ambas as expressões, contudo só “ampelología”. Em conexão à videira como instrumento de estudo, há que identificar duas ciências: a botânica e a ampelología. A botânica se ocupa da classificação das plantas segundo alguns critérios muito enérgicos que basicamente foram acordados por Lineu. Isso leva a distinguir entre a Vitis vinifera e algumas videiras diferentes de V. vinifera, como a V. rupestris Lot., V. riparia Michx., V. berlandieri Ferro., etc.

Avançaram vários os estudos de botânica, porém não até ao ponto em que se possa conversar de um ramo da botânica que se ocupa da videira, outra que se ocupa do tomate, outra de pêra, etc., A botânica costuma parar no limiar dos chamados “cultivares”, consistentes em variedades que são neste instante de criação agrícola do homem.

No caso de a Vitis vinifera L. cabe separar até cerca de 5 mil variedades. A ampelología ocupa-se do estudo e identificação desses cultivares. Desenhar as videiras, fotografiarlas, ressaltando seus caracteres taxonômicos definidores, o denteado das folhas, etc. O ampelólogo se interessa quase que exclusivamente pelo cultivo de Vitis vinifera. As demais espécies interessam, sobretudo, como portainxertos.

Tags Tags: