incomodado, a blasfêmia aquela poetisa na Prefeitura da cidade de Barcelona? Muito, porém não por Deus, por causa de a Deus a blasfêmia não chega, entretanto pelo que tinha de hostilidade contra as pessoas crentes. Fiquei surpreso com sua raiva, e eu gostaria que me explicasse a explicação e o sentido desta raiva.
De onde você localiza que vem? É a reação contra o resíduo da imposição do velho Deus autoritário. Hoje é blasfema menos, visto que este imposto Deus está desaparecendo do nosso imaginário. A blasfêmia numa população livre, sai barato, por causa Deus. No Irã, e o teriam apedrejado. Por que, em nossa era postreligiosa há cada vez menos padres e mais artistas? Porque este ateísmo infantil bloqueia a irrenunciável aspiração de transcender e vários a buscam pela arte. Esse ateísmo do Deus autoritário é a fase purificante no recurso da fé, para o encontro inter-religioso. Outros voltam para o Deus medieval.
Após o ateísmo deste Deus arcaico há uma maneira progressiva de recuperar a Deus e outra regressiva: o fundamentalismo reacionário. Qual é o nosso fundamentalismo? Um narcisismo paradoxalmente viciado em tudo. Sua sentença mais ridícula são as mídias sociais e as selfies: já só nos interessa-nos enxergar e de nos fotografar a nós mesmos. Então necessitamos de exercício espiritual para superá-lo. O silêncio não é a carência de ruído, mas a inexistência de ego.
- Tai Chi
- “Plumajillo” (Achillea millefolium): em bebidas ou moagem pra feridas e a angústia de ouvido
- quinze coisas da Espanha que dão desgraça alheia
- Estreou com 19 e já tem 21. Você Era uma menina e já é um homem
- O declínio cognitivo
nos colégios leigos mais avançados do planeta se pratica a meditação. É um sinal esperançoso de que todos convergemos pra um novo estádio. Dê-me um conselho pra Semana Santa. Entre um alarme e pare a cada hora, naquele silêncio do ego.
Deixe que irrumpa o momento em toda a sua densidade na sua consciência. Passe bem, de ser um mero squat do espaço e do tempo a se integrar a eles. E viverá mais. Cada instante é irrepetível: repita o procedimento a cada hora. Renuncie a algo. A renúncia não tira; a renúncia dá. Dá independência. Experiméntela. Liberte-se daquilo que acredita necessitar.
você ter me libertado de uma coisa que eu preciso? Progresso: o narcisismo e o vício são estancamientos, fixações. Quando os supere terá uma auto-estima saudável. O próximo passo é convertê-la em promoção e depois em transcendência. É um modo de superação pessoal-a meio ambiente – que desta forma repete -filogenia – em toda a espécie.
você realmente localiza que progredimos? Como as pessoas, os povos e as religiões assim como-la estagnar no narcisismo. Para superá-lo, precisam morrer no estádio primário e reaparecer em um superior. As expressões condensam sentido e energia: designam o universo, entretanto assim como capturam quanto designam, o encerram. Dessa forma, até que sustituyes uma palavra por outra, não poderá perceber o mundo de outro jeito: não avança.
Para regressar ao mar da nova consciência, talvez o rio de cada religião deve perder teu nome. E apadrinhar o novo. Hoje os seres humanos entre fases de progresso nós estamos entre o horror de que a evolução espiritual e a audácia da ciência.
Em ciência sim temos sido fortes ao transcender a matéria e vir à linha de energia. Você diz que já o faziam os místicos. Os místicos passavam por estrada espiritual de forma que, após a ciência percorreria com a explicação empírica no laboratório. Sentiram a energia que depois viria a física.
Visionários da energia do universo. A mística só antecipou a trajetória da ciência. Em vista disso, um pouco de ciência se torna ateu, muita ciência se torna crente. As religiões orientais são a aceitação do que já é, e as ocidentais adicionados a tua rebeldia profética: a ascensão pro que ainda não é. E fazia-onde vamos?